Visite o portal em: https://scienceserver.linea.org.br/
Em agosto de 2024, o NCSA encerrou a operação de hospedagem dos dados do Dark Energy Survey e com isso, o funcionamento da plataforma LIneA Science Server, desenvolvido pelo LIneA para acessar os dados do projeto e em uso desde 2017, foi suspenso.
Tendo em vista o interesse do LIneA de continuar hospedando esses dados, complementando os que serão obtidos pelo LSST, uma nova versão do LIneA Science Server acaba de ser desenvolvida e instalada utilizando a infraestrutura computacional disponível no datacenter do LIneA no Brasil. A nova versão está aberta a toda a comunidade astronômica, dando acesso aos acervos de dados do DES (DR2), GAIA (DR3) e 2MASS e a ser expandida no futuro – um serviço único no paísl.
Esta nova versão foi desenvolvida para operar com o banco de dados Postgres do LIneA ao invés do banco de dados Oracle, usado no NCSA, adaptando a plataforma Daiquiri usada pelo projeto GAIA e desenvolvido no Leibniz Institute for Astrophysics Potsdam (AIP). Esta implementação representa o ponto de partida para um novo esforço de desenvolvimento, visando oferecer aos usuários do futuro IDAC dados de diferentes levantamentos para complementar os dados do LSST.
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.