Entre 8 e 12 de julho de 2024, ocorreu o encontro do Dark Energy Science Collaboration (DESC) no Instituto Federal de Tecnologia (ETH), em Zurique. O DESC é uma das oito colaborações dentro do projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), que iniciará suas atividades no Observatório Vera Rubin em 2025.
Cientistas que estão ou já foram associados ao LIneA e ao Grupo de Participação Brasileiro do LSST (BPG-LSST), estiveram presentes mostrando liderança em projetos relacionados ao DESC. Confira as participações:
- Sandro Vitenti – Universidade de Londrina (UEL) e pipeline scientist através do LIneA: Lidera o desenvolvimento de um sistema computacional para a obtenção de vínculos cosmológicos denominado de Firecrown e apresentou uma palestra plenária com os últimos avanços.
- Michel Aguena – AstroParticle and Cosmology laboratory (APC), em Paris, em breve no Observatório de Trieste: Lidera o desenvolvimento de um código para estimativas de massas de aglomerados de galáxias a partir do lenteamento gravitacional denominado de CLLM (Cluster weak Lensing Mass Modeling). Ele também se apresentou em uma plenária.
- Felipe Andrade-Oliveira – Pesquisador sênior na Universidade de Zurique: Participa do grupo responsável pelo desenvolvimento da matriz de covariância com o código TJPCov.
- Bruno Moraes – PI do BPG-LSST da UFRJ: Bruno e sua aluna de doutoramento, Amanda Farias, participaram de uma semana de intenso trabalho no grupo de Forecasting em Utrecht.
Tássia Ferreira, spokesperson do BPG-LSST e atualmente em Oxford, Hugo Camacho, pós-doutor no laboratório Brookhaven, e Rogerio Rosenfeld, coordenador do BPG-LSST, estiveram presentes acompanhando o evento.
As participações de Sandro Vitenti, Bruno Moraes, Amanda Farias e Rogerio Rosenfeld foram parcialmente financiadas pelo projeto:
“Astronomia, Astrofísica e Cosmologia com o Rubin Observatory’s Legacy Survey of Space and Time (LSST): contribuições do Grupo de Participação Brasileira” [441708/2023-4]
Foto 1: Sandro Vitenti, Michel Aguena, Arthur Loureiro, Tassia Ferreira, Rogerio Rosenfeld, Felipe Andrade-Oliveira, Hugo Camacho, Amanda Farias e Bruno Moraes
Créditos: Rogério Rosenfeld
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.